Estado entrega terceira passarela do BRT Metropolitano e reforça segurança na BR-316


26/08/2023 - Agência Pará

Por Thais Rezende (NGTM)

Acesso ao equipamento no km 7 garante maior segurança a pedestres, ciclistas e cadeirantes, e assegura um fluxo mais constante aos veículos

O governo estadual, por meio do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano


Ciclistas e pedestres já podem acessar a 3ª passarela da BR-316, que garante segurança e acessibilidade às travessiasFoto: Ascom NGTM (NGTM), entregou a passarela número 10 do BRT Metropolitano, no km 7, da BR-316, neste sábado (26). A passarela fica próxima ao novo viaduto da avenida Ananin e faz parte do projeto de reestruturação da BR-316, que trará mais segurança e acessibilidade à população da Grande Belém. Outras 10 passarelas serão entregues pelo órgão.

Com a liberação de fluxo pela passarela, na próxima semana serão retiradas a faixa de pedestres e o semáforo existentes próximo ao Instituto Evandro Chagas. Com a mudança, os pedestres que precisarem atravessar para ambos os lados da rodovia, poderão acessar as escadas da passarela. Já os ciclistas e cadeirantes deverão utilizar as rampas.

“Estamos construindo e entregando ao público as passarelas para proporcionar travessia mais segura e melhor fluidez do tráfego. A passarela número 10, no km 7, foi construída no local tendo em vista que será ponto de travessia e acesso ao futuro terminal de ônibus de Ananindeua”, explica Eduardo Ribeiro, diretor geral do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM).

Passarelas - O NGTM implanta 13 passarelas ao longo dos primeiros 10 quilômetros de rodovia, trecho gerenciado pelo Governo do Estado, o que abrange o perímetro do Entroncamento a Marituba. Todas as passarelas terão escadas para pedestres e três rampas de acesso, sendo duas instaladas nas laterais da pista, e uma terceira conectada às estações de passageiros, no corredor central do BRT.