Para caminhar no Rio sem medo de se perder e de ser feliz

05/05/2015 - O Globo

Quanto tempo é necessário para se chegar a pé da orla de Copacabana, na altura da Rua Djama Ulrich, até o bairro de Ipanema? Cerca de 35 minutos. E do calçadão do Leme à Praça do Lido, no bairro vizinho? Uns 12 minutos. Se resolver estender a caminhada até a estação de metrô Siqueira Campos, basta andar mais oito. Essas são algumas das indicações bilíngues presentes em totens que foram instalados na cidade desde fevereiro, mas que vão estar em vários pontos da cidade a partir desta semana. Chamado de wayfinding (encontre seu caminho, em tradução livre), este sistema de sinalização permite ao pedestre se localizar, além de indicar onde ele pode chegar se caminhar por alguns minutos.

Elaborado pela Riotur, que instalou 17 totens nos bairros de Copacabana, Leme e Ipanema, o sistema estava em teste, mas a previsão é que agora sejam implantados 500 painéis em outros bairros. A iniciativa vai custar R$ 13,7 milhões, que serão financiados pelo Ministério do Turismo e a Caixa Econômica Federal.

— Começamos com foco nos três bairros para saber se o projeto teria aceitação. De acordo com pesquisas internas, tanto o carioca quanto o turista gostaram da sinalização. O período de testes terminou e agora vai começar a segunda fase — diz o secretário Municipal de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello.

Na segunda etapa, está prevista a implantação de 50 totens em bairros como Maracanã, Centro e Barra da Tijuca. Ainda segundo Figueira de Mello, pontos turísticos da cidade terão grande destaque nos painéis.

— Todos os locais de maior visitação da cidade serão incluídos no programa. O mapa é intuitivo. A pessoa olha para a ilustração e rapidamente localiza o que poderá encontrar numa caminhada. A proposta não é transformar o turista em um peregrino, mas mostrar o que está perto, indicar como ele pode aproveitar melhor a região que está visitando — acrescenta o secretário.

Nem todos os pontos de informação vão dispor de mapas. Em locais onde houver a indicação do tempo de caminhada e a direção que o pedestre deverá seguir para chegar ao local desejado, bastará o turista caminhar mais um pouco para encontrar um totem com mapa. Segundo o secretário, será feita uma distribuição coerente da sinalização, para deixar o visitante ou morador da cidade bem informado.

O sistema já existe em cidades como Londres, Nova York, Vancouver, Cleveland e Brighton. Para o presidente da Rio Convention & Visitors Bureau, Alfredo Lopes, a implantação da sinalização ocorre em boa hora, já que a cidade está a pouco mais de um ano das Olimpíadas, evento que trará turistas que vão circular por todo o Rio.

— Já deveríamos ter este sistema. Mas, se pensarmos que os Jogos Olímpicos de 2016 trarão mais viajantes para a cidade, a sinalização chegará em boa hora. O passivo (da falta de informação) é imenso — diz Alfredo. — Às vezes, converso com gerentes de hotéis que me dizem que os turistas ficam completamente perdidos se não tiverem um mapa. A cidade precisa dar informação suficiente ao morador ou a quem visita o Rio para que ele saiba onde está e onde deseja ir.